Assinatura RSS

Barra de cereais: solução ou possível problema?


A maioria das pessoas da vida moderna se encontra em busca da perfeição estética. Devido a isso, à correria e à falta de tempo, aumenta cada vez mais o consumo de barrinhas de cereal. Elas se tornaram grandes aliadas às pessoas, pois contribuem para que as mesmas não fiquem sem comer por muito tempo, já que podem ser levadas na bolsa ou mesmo deixadas na gaveta do escritório e, também, por serem consideradas um lanche saudável, que economiza tempo e dinheiro, se ingeridas com moderação, é claro. Apesar do conjunto de nutrientes que elas propõem, é necessário tomar cuidado quanto ao consumo das mesmas, não utilizando-as para substituir refeições, pois assim podem causar danos à saúde.

Em entrevista ao portal Terra, a nutricionista e professora do Centro Universitário São Camilo, Samantha Rhein explica sobre o consumo ideal das barrinhas de cereal. “A barra de cereais não tem qualidades nutritivas para substituir refeições”, diz. E complementa: “o melhor horário para comê-las é entre as refeições”.

Surgem dúvidas se as barrinhas de cereal são saudáveis ou não. Uma das contribuições é que elas exigem uma maior quantidade de mastigação do indivíduo, por possuírem fibras. Isso acaba por saciar a fome da pessoa mais rapidamente. Mais do que isso, para as mulheres elas são uma ótima solução: suprem a vontade de comer um doce após alguma refeição ou mesmo entre elas.

Porém, é indispensável prestar atenção nos rótulos das barrinhas de cereal, pois muitas delas são destinadas à recomposição de nutrientes que são perdidos em exercícios físicos. Quando consumimos alimentos de qualquer tipo estamos, também, ingerindo certo valor energético, que é utilizado pelo nosso organismo na realização de suas atividades, como o simples ato de andar. Quando essa energia é consumida em grande quantidade, ou mesmo quando não é gastada pelo nosso organismo, ela fica armazenada em forma de gordura. Por isso é preciso atentar-se quanto à ingestão das barrinhas de cereal. Se seu valor energético não foi totalmente consumido pelo nosso organismo, ele se transforma em gorduras, mesmo que em quantidade pequena.

Mais do que isso, nem sempre a barra de cereal pode ser considerada um produto saudável. O ideal é que uma pessoa ingira entre 25 e 30g de fibras por dia e a barrinha de cereal não possui nem 1g, muitas vezes, além de ser fonte de gordura e açúcar.

 

TIPOS DE BARRINHAS DE CEREAL

Há diversos tipos de barrinhas de cereal à disposição, com diferentes sabores, marcas e composição nutricional. Algumas delas:

Barra de cereais fibrosa: possuem um alto teor de fibras e são muito indicadas para ingestão no intervalo das refeições, por qualquer pessoa.

Barra de cereais energética: é considerada calórica para os que não praticam exercícios por possuir em média de 280 calorias, por mais que diminua a fadiga.

Barra de cereais protéicas: podem substituir refeições essenciais do dia-a-dia, como almoço e jantar, porem não é indicada para pessoas que não praticam atividades físicas.

 

FAÇA VOCÊ A SUA BARRINHA DE CEREAL

Ingredientes

• 1 xícara (chá) de açúcar mascavo

• 1 xícara (chá) de aveia grossa

• 1 xícara (chá) de aveia média

• 1 xícara (chá) de aveia fina

• 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

• 150 g de margarina derretida

• ½ xícara (chá) de farinha de trigo

• 1 xícara (chá) de nozes picadas

• 1 xícara (chá) de castanhas de caju trituradas

Modo de fazer

Numa tigela, misture o açúcar mascavo, a aveia grossa, a aveia média, a aveia fina, o bicarbonato de sódio, a margarina derretida, a farinha de trigo, as nozes picadas e as castanhas de caju. Com o auxílio de uma colher, misture bem os ingredientes até que a margarina seja bem absorvida pelos outros ingredientes.

Numa forma retangular (18 cm x 28 cm), sem untar, coloque a mistura apertando para que cubra toda a forma. Leve em forno pré-aquecido a 200ºC por 35 min. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Desenforme, e, com o auxílio de uma faca de serra, corte a massa em quadrados no tamanho que desejar.

Anúncios

Sobre Fernanda Camargo

Jornalista

»

  1. Adorei esse post! Muita gente acha que barrinhas de cereal podem substituir uma refeição, mas na verdade ela ajuda a “disfarçar” a fome entre as refeições. Parabens pela matéria!!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: