Assinatura RSS

A eterna inimiga das artérias


 

A gordurinha nos flancos incomoda?( E como incomoda, principalmente as mulheres).  A vontade de comer a gordura da picanha é maior?( Principalmente em um churrasco). No século 21 tem se destacado estes conceitos de gordura. Existe gordura boa?( Existe?!) A gordura é um termo preocupante, além de ser eliminada das cozinhas de restaurantes, nem vista nos “menus” , e nem se fala dos alimentos industrializados, será uma grande injustiça? “Foi com grande medo que, quando iniciei os estudos em medicina, descobri que viver com gordura pode ser ruim, mas viver sem ela é péssimo, inviável” comenta Tainá Mota, 23 anos estudante de Medicina (Unisa).

As cinco gorduras existentes no corpo humano são: Gorduras Monoinsaturadas , que é aquela BEM conhecida  do colesterol  ruim, mas necessária para uma dieta equilibrada. O abacate e o amendoim são RICOS em gorduras monoinsaturadas; Gorduras poliinsaturadas é a que cuida do nosso coração e determina doenças cardiovasculares; Gorduras Hidrogenadas,  indicada no código dos produtos industrializados como ” sem gordura trans” ou, “contém gorduras hidrogenadas”, é o que determina que aquele produto contém uma boa quantidade de gorduras(equilibrada) ; ( CUIDADO!) Gorduras Trans é aquela gordurinha que tem nas bolachas recheadas e sorvetes que todos adoram, e que você conhece bem, não é mesmo? aquela que aumenta o nível do colesterol ruim e diminui os níveis do colesterol bom; Ácidos graxos essenciais, existem dois tipos: os famosos Ômega-6 e Ômega-3 que todas as pessoas falam que são encontrados nas fontes principais : peixes, cereais e óleos vegetais (girassol, milho, linhaça, soja e algodão).

“ Fui ao endocrinologista e  ele me disse que eu estava com o colesterol alto demais para a minha idade, e acima do peso.A minha conclusão é que a ingestão equilibrada dos alimentos faz com que todas estas gorduras sejam normais, caso contrário eu poderia ter vários riscos de saúde” conta  a estudante Ana Carolina, de 19 anos.

O que explicaria a gordura, já que ela é a grande aliada dos infartos e acidentes vasculares cerebrais? Especialistas americanos apontam para os carboidratos que aparecem nos doces e no arroz branco. Que muitas pessoas não conseguem tirar do prato do almoço, privilegiando esse tipo de comida, as famosas GORDURAS!!. “O exagero nos açúcares tem relação direta com as doenças cardiovasculares”, diz a nutricionista Camila Camarotto ( São Camilo- SP)

E ai, qual será o prato de hoje?

GORDURA?


 

Gordura Saturada

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: