Assinatura RSS

Os malefícios do açúcar


            Ah o açúcar! Quem não gosta de comer algum doce depois do almoço que atire a primeira pedra. Além de saciar todas as nossas vontades de sobremesa, o açúcar ainda corta aquela sensação de algo faltando, do nervoso ou até mesmo do excesso de adrenalina. Mas o que muitos sabem e poucos colocam em prática é que o açúcar traz coisas ruins para nosso organismo.  A primeira coisa que nós pensamos é no quanto vamos engordar com todo o doce que estamos consumindo. Esta não é uma preocupação fútil como todos pensam, é da maior importância já que o aumento de peso leva a muitos problemas e ocasiona algumas doenças muito comuns na sociedade atual.

             O caso é: além de serem recheados de calorias, os grãos de açúcar não contribuem com muitos nutrientes importantes e, em alguns casos, com nenhum relevante para a nossa vida se forem consumidos em exagero.  Não estou dizendo que o açúcar não é necessário, seria a maior calúnia se afirmasse isso aqui. Apenas estou alertando que muitos dos problemas de obesidade, excesso de doenças cardíacas e outros muitos problemas, são causados pelos açúcares que encontramos nos alimentos que o homem mais aprecia em comer. O famoso fast-food com toda sua gordura trans, os inúmeros tipos de pães, as mais variadas sobremesas, o álcool ativamente presente na vida dos jovens, as comidas congeladas estão cheios de açucares. Na verdade, hoje a vida é rodeada de alimentos ruins e abusamos disso ao invés de pesquisarmos mais sobre os reais efeitos de cada alimento e o que cada um provoca dentro de nós. Não é necessário cortar todas as guloseimas ou nossas preferências da alimentação diária, o segredo está em moderar e cada vez mais se informar sobre o que está ingerindo.  Maneirar e se controlar com todas as tentações é o mais indicado, seguir sua dieta e procurar não sair dela com muita freqüência. A saúde deve ser levada em consideração sempre e com maior destaque já que ela zela pelo nosso bem mais precioso: a vida.

            Não adianta explicar em termos científicos ou provar com pesquisas, as vezes é necessário sentir na pela para perceber os inúmeros problemas que o excesso de açúcar gera em nós ou todos os tipos de mudanças que uma má alimentação traz. Olhar para o lado e observar a população brasileira e seu alto índice de obesidade, mortes por doenças cárdicas, problemas de hipertensão e diabetes, é o melhor exemplo para conscientizar a população. E como a nutricionista Carolina Rogatto disse em entrevista ao blog Saúde e Você “uma alimentação equilibrada, com a distribuição adequada dos grupos alimentares é essencial na vida de qualquer pessoa que deseja ter uma vida saudável.”

Cuidado, precaução e saúde. Fica a dica!!!!!!

Anúncios

Sobre Camila De Franco

Sou estudante de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estou no 6º semestre da faculdade e cada dia que passa descubro novos interesses em minha profissão. Além da faculdade, faço estágio na área de comunicação e marketing e procuro sempre me atualizar em todos os tipos de assuntos que atraem minha atenção. Gosto de sair, ler, dançar, malhar, me alimentar bem, já que acredito na velha frase "você é o que você come", viajar. Apesar de tudo, amo pizza, churrasco e comida japonesa. Mas ainda sim, consigo me controlar. Não me perguntem como! rs Espero que gostem do nosso blog e possam encontrar tudo o que vieram procurar.

»

  1. Jaqueline Oliveira

    Já falei varias vezes, que estou começando a viciar neste blog. Comecei a ler para prestigiar minha amiga Gabriela Ribeiro, mas está me fazendo muito bem todos essas postagens. Cá, já faz um tempinho que falo que preciso tirar o açúcar da minha vida, rs qualquer anciedade e nervoso a primeira coisa que procuro é açúcar e mais açúcar. Gostei bastante do seu post. Valeu!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: