Assinatura RSS

A diferença entre as alergias e a intolerância alimentar


Muitos pensam que alergia e intolerância alimentar são a mesma coisa, mas todos se enganam já que há muita diferença entre elas, tanto em seus sintomas como em sua maneira de se desenvolver no organismo de uma pessoa. Hoje muitos problemas na sociedade relacionados à alimentação, pois na maioria das vezes a diferença não é percebida e o tratamento pode ser passado de maneira errada e as conseqüências podem ser piores mais para frente. Na maior parte das vezes confundem os médicos e pacientes por apresentarem o mesmo sintoma que se for analisado com mais precaução e da maneira correta pode ser facilmente identificado.

Alergia alimentar é causada por reações de hipersensibilidade, ou seja, quando o seu corpo detecta algo estranho, um perigo para ele. Quando ocorre essa percepção ele coloca a sua proteção em ação, os chamados anticorpos, que vão impedir que esses “invasores” causem algum dano ao organismo. Mas, essa reação pode é feita de maneira exagerada e com isso provoca o aparecimento das reações alérgicas, os sintomas da alergia como tosse, urticária, febre, entre outras. Essas manifestações alérgicas podem ser manifestadas por sinais respiratórios, gastrintestinais e cutâneos, diferenciando cada tipo de reação que ocorre no corpo e são catalogadas em 3 tipos: respiratórias, alimentares e dermatológicas.

Desenvolver ou não uma alergia depende de alguns fatores como, por exemplo, uma herança genética, a idade e os hábitos alimentares daquela pessoa, muitas vezes também podem ser adquiridas pelas conseqüências de doenças infecciosas. Os alimentos que mais provocam alergias são ovos, leite de vaca, milho, trigo, amendoim e frutas secas, quando adulto pode aparecer também a reação alérgica à peixes e crustáceos que também são alérgenos alimentares importantes e, quando há sensibilidade a látex existe a possibilidade da alergia a frutas e legumes. Mas às vezes não é nem o alimento que provoca a alergia, mas algum conservante, corante ou outras substancias químicas presentes no alimento, o que acontece muito hoje já que na maioria das nossas refeições aparecem os produtos industrializados.

Intolerância alimentar é a incapacidade do organismo absorver ou metabolizar alguma substância sem reação do sistema imunológico. Um exemplo muito conhecido é o do leite de vaca, já que ele pode ser intolerante ao organismo por não ter a capacidade de absorver e metabolizar a lactose. O alimento ingerido é submetido a diversos processos e, entre eles, a absorção do açúcar que não acontece quando há a intolerância alimentar. Os principais sintomas observados por essa incapacidade do organismo são cólicas, enxaquecas, urticária, tontura, náuseas, entre outras. Os desconfortos causados são inúmeros e sempre provocam confusão e dificultam a percepção do que está acontecendo com o corpo. Os causadores mais freqüentes de intolerâncias estão os conservantes, intensificadores de sabor, corantes, antioxidantes e ausência de enzimas.

Para que a alergia ou a intolerância sejam detectadas deve ser feita ma bateria de exames relacionados às possíveis causas do problema. Algumas pesquisas como o histórico familiar, a descrição dos sintomas e a listas dos alimentos suspeitos são um dos principais exames para chegar à causa das reações alérgicas e apenas o começo desse cuidado. O tratamento para esse problema, normalmente, é a exclusão ou redução dos alimentos causadores da sua dieta alimentar. É de extrema importância sempre prestar atenção nas substancias presentes nos alimentos e manter a dieta prescrita pelo profissional. “As alergias e intolerâncias não são um bixo de sete cabeças se forem levadas a sério e cuidadas com certa cautela, já que podem provocar grandes danos ao nosso organismo e nossa saúde” orienta o Dr. Adalberto Matarazzo, especialista em alergias por ingestão de alimentos.

Anúncios

Sobre Camila De Franco

Sou estudante de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estou no 6º semestre da faculdade e cada dia que passa descubro novos interesses em minha profissão. Além da faculdade, faço estágio na área de comunicação e marketing e procuro sempre me atualizar em todos os tipos de assuntos que atraem minha atenção. Gosto de sair, ler, dançar, malhar, me alimentar bem, já que acredito na velha frase "você é o que você come", viajar. Apesar de tudo, amo pizza, churrasco e comida japonesa. Mas ainda sim, consigo me controlar. Não me perguntem como! rs Espero que gostem do nosso blog e possam encontrar tudo o que vieram procurar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: