Assinatura RSS

O corante e seus malefícios


Quem não gosta de ir à festa de criança pela variedade de guloseimas coloridas que tem?  De comer o algodão doce mais rosa possível? E de fazer o famoso bicho de pé com a maior quantidade de corante para deixá-lo mais rosa? Parece que se tirássemos a cor desses deliciosos doces não teriam o mesmo gosto não é? A cor enfatizada pelo alimento parece realçar o seu sabor. Ás vezes, não estamos com tanta vontade de comê-los, mas nossos olhos captam a cor desses deliciosos docinhos e imediatamente os remete ao nosso cérebro identificando-os aos sabores mais gostosos já provados por nós.

Todo esse arco-íris de sabor e beleza está ligado a uma substância aditiva alimentar, ou seja, os corantes. Eles não têm gosto nenhum, porém, são adicionados aos alimentos para proporcionar esse efeito inconsciente no cérebro de desejo pela cor remetida ao sabor. Porém, toda essa fantasia colorida se torna preta e branca ao cruzar com problemas alérgicos proporcionados pelos corantes. O maior deles é o Tartrazina, corante amarelado presente nos alimentos como balas, caramelos, confeitos, gelatinas, salgadinhos e similares, alimentos consumidos por quase todo mundo e em especial, as crianças. A alergia a esse corante pode causar irritações graves na pele, como por exemplo, manchas avermelhadas, inchaço no rosto, coceiras incessantes e a falta de ar.

Nos casos extremos dessa alergia, as pessoas necessitam retirar do seu cardápio qualquer alimento que contenha corante. Porém, não é tão fácil identificar esse tipo de alergia. Estudos estão sendo feitos para avançar cada vez mais na rapidez do diagnostico da doença, mas ainda o processo caminha lentamente, e muitas vezes a alergia deixa de ser identificada. Por isso essa alergia é tão complexa. Quem gostaria de deixar de comer todos os maravilhosos doces coloridos? Mas o nosso cardápio não é feito somente em cima de alimentos que possuem corantes. Em uma dieta balanceada, esses alimentos geralmente são os primeiros a serem cortados, e no lugar deles, inseridos frutas, carboidratos, proteínas entre outros. Tudo para uma vida mais saudável longe das alergias.



Anúncios

»

  1. Delma da Silveira

    Olá Andrea, me fale dos yogurts e barra de cereais!
    Agradecida.
    Delma.

    Responder
  2. Boa tarde!

    Sou Andréia Moura, nutricionista. Disponibilizei na internet alguns vídeos sobre educação nutricional bem interessantes, que tiveram ótima repercussão. Em um deles, mostro de forma ilustrativa os perigos do consumo excessivo de alimentos com corantes artificiais.
    Estão disponíveis em:

    tenho certeza que irão gostar!
    Agradeço desde já a atenção!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: