Assinatura RSS

Saiba mais sobre Frutosemia


Já ouviu falar em frutosemia? Não? Sabe aquela história que você escuta sobre pessoas que não pode consumir a frutose? Então, é isso que significa, é raro de achar, mas essa pessoa “azarenta” existe. “A avulsão a frutose consequentemente causa a mudança de velocidade do Intestino Delgado, no qual, altera a enzima que digere os açúcares” diz a médica especialista Carolina Dantas.

Para você que não sabe se tem a intolerância a fruta os sintomas são: dor abdominal, vômitos, letargia, suderese e hipoglicemia após ingestão de fructose. Segundo Carolina se nao for tratado adequadamente a frutosemia pode se transformar em falência hepática, renal ou morte.

Atenção! A exclusão da fructose e da sacarose em sua alimentação deve ser mantida por toda a vida.

De acordo com o site do hepcentro os alimentos permitidos são:

–       Leite materno

–       Fórmulas infantis sem sacarose ou fructose

–       Carne, aves, peixe, ovos

–       Leite e produtos lácteos sem adição de acúcar

–       Gelatina, Chá, café

–       Vinagre

–       Glicose, galactose, lactose

–       Vegetais (escarola, alface, espinafre, aipo)

–       Vegetais só 2 vezes por semana

–       Cereais ( arroz branco, farinha de centeio, farinha de trigo branca)

–       Cereais 2 vezes por semana ( crème de arroz, crème de trigo, farinha de aveia, farelo de aveia e farelo de trigo)

Alimentos Proibidos:

–       Fórmulas infantis com sacarose ou fructose

–       Frutas (exceto limonada e abacate)

–       Produtos preparados com açúcar (incluindo carnes processadas)

–       Frutose

–      Sorbitol

–       Sacarose (açúcar da cana e de beterraba, glace)

–       Mel, melaço

–       Medicamentos com açúcar na composição

Anúncios

Sobre Gabriela Ribeiro

Estudante de Jornalismo. Incentivadora de uma boa alimentação e à pratica de atividade física.

»

  1. ITANIA DE MENEZES MORATO VILELA

    Preciso de orientações sobre frutosemia

    Responder
  2. Alguem sabe dizer quais alimentos proprios para quem tem frutosemia e lactosemia?

    Responder
  3. Oi pessoal, tenho frutosemia desde muito criancinha, acho que eu nem sabia falar ainda quando os sintomas começaram a aparcer, e naquela época nada de nada se sabia.
    Hoje tenho 34 anos e só agora descobri algumas informações importantes sobre o caso.
    Consegui descobri o exame aqui em BH para diagnosticar a intolerância a frutose “teste respiratório p intolerância a frutose”.
    Mas diferentemente das informações do blog, eu não consigo comer gelatina alguma (por causa dos edulcorantes), não consigo comer quase nada com farinha de trigo, nem mesmo o macarrão, nem biscoito de polvilho, nenhuma comida com alho por menor quantidade que tenha, e pra piorar tudo ainda tenho intolerância a lactose.
    O pior de tudo (além de se azarenta) é não ter acompanhamento médico que saiba nos orientar, que saiba nos conduzir em todas as nossas dificuldades. Os nutricionistas recebem pacientes com o nosso caso, e o máximo que conseguem fazer é pedir que agente faça testes
    com alimentação q já estamos cansados de saber que não podemos consumir. Gastroenterologistas que nem nunca ouviram falar disso. O que eu sei foi com ajuda de blogs e textos da net.

    Responder
    • Existe uma diferença entre a frutosemia hereditária e a malabsorção de frutose que no Brasil não é bem explicada mas nos outros países (EUA, Austrália etc) onde pesquisei mostra uma clara diferença na tolerância de alimentos. Quem tem Malabsorção de frutose não consegue de comer farinha de trigo por trigo ser um Fructan (meio que parente em termos de cadeia) em compensação consegue comer as vezes açúcar branco porque vive balanceando a quantia de frutose para glicose e como o açúcar de mesa é 1 frutose para 1 glicose acaba sendo bem tolerado. Porem quem tem a hereditária não consegue comer açúcar branco e consegue comer farinha de trigo (só muito cuidado pois todos os paes feitos na rua inclusive pão francês tem açúcar em sua composição mesmo quando eles dizem que não (esta na mistura pronta utilizada como farinha)). Pode usar a farinha de trigo para cozinhar em casa apenas. Não é tolerado tb os corante naturais (por exemplo cúrcuma e urucum pois são feitos das frutas e tubérculos naturais ricos em frutose). Espero ter ajudado um pouco, infelizmente muito da pesquisa tem que ser feita em Inglês ou Espanhol, a diferença entre as duas e tb a mais grave que seria a hereditária é pouco conhecida, estudada e levada a sério no Brazil.

      Responder
  4. Olá pessoal, meu nome é Tainara e estou fazendo meu trabalho de conclusão de Curso com a Amanda sobre frutosemia, o contato com vocês seriam muito importante para o desenvolvimento do trabalho, estamos trabalhando em cima disso, e vamos criar um blog e dar todas as dicas possiveis para vocês, com acompanhamento de nutricionistas e medicos, logo que o blog estiver sendo postados coisas avisaremos vocês! espero que possa servir pra alguma coisa para vocês! se quiserem me adc : tha-agostini@hotmail.com
    beeijos

    Responder
    • Olá…Neste mês aconteceu em Natal-RN o segundo encontro de pacientes/prof.da saúde sobre o assuunto…. em Bh tem minha filha e mais uns 4 pacientes confirmados.entre no orkut de frutosemia.. para voce ter uma noção desta quantidade de pacientes.. precisamos do empenho e interesse dealguem em divulgar este erro inato e nos ajudar…

      Responder
      • ola jaqueline gostaria se poder mais detalhe do emcontro de natal qual as novidades desd ja agradeço obrigado

      • Regina Helena Ribeiro

        Meu nome é Regina Helena Ribeiro, meus dois filhos são portadores de intolerância à frutose e eu tbm, no início me sentia muito só, mas com o temo fui aceitando , e gostaria muito de manter contato com pessoas que falem a minha língua, obrigada. Meu email rehelenna_rib@hotmail.com

  5. Ola, eu li o artigo e achei muto interessante , eu gostaria que voces citassem alguns outros alimentos que os “frutosemicos” pudessem comer, eu nasci com esse probleminha no organismo, mas tenho uma vida normal, e relativamente saudavel.Mais gostaria de mais opçoes de alimentos nutritivos e gostosos que se encaixem no perfil dos “frutosemicos”.
    obrigado.
    se possivel envie as informaçoes por email,

    Responder
  6. Ola, meu nome é Cleide, tenho 38 anos e moro nos EUA à 15 anos. Exatamente como todos desta lista acima, passei o passo a minha vida tentando descobrir o que ha de errado comigo, e assistindo o globo reporter, me indentifiquei com o problema e começei a ler mais sobre o assunto. Enquanto morava ai no Brasil, fui a muitos médicos p/ tentar descobrir a causa de nao poder comer absolutamente nada doce e a resposta era a mesma: que bom que nao come açucar, voçê nunca vai ter problema com cárie nos dentes e nunca vai engordar! Isso me frustrou muito, pois era um descaso da medicina e acredito que pouco interesse deles de tentar fazer um estudo mais profundo sobre o problema. Enfim, finalmente tenho uma resposta, não certa ainda, mas já é algo, pois agora lendo, pude aprender um pouco o que posso e o que não posso comer, e o ruim de tudo é que isso é mais sério do que pensava que fosse. Se existe algum médico, ou alguma pessoa que estuda sobre essa doença e puder entrar em contato comigo, vou ficar eternamente grata! Tenho muitas, muitas dúvidas e quanto mais eu puder compartilhar e saber mais é melhor. Esse é meu email: cleidecrott@hotmail.com Um abraço!

    Responder
    • Olá..no Brasil tem casos… não sabemos quantos… precisamos de profissionais interessados para aprofundar no assunto…. tenho uma filha como frutosemia… entre no orkut de frutosemia para saber mais……jaqueline.

      Responder
  7. realmentente não é nada facil para quem nasce com essa patologia tão Rara, meu filho de 4 anos tambem tem frutosemia. sendo descoberta com um aninho graças a DEUS e a equipe de patologista do instituto da Criança no hospital das Clinicas em SP. ficamos fazendo acompanhamento Anual com essa equipe, e colhe exames trimestral com a pediatra dele que e gastro. quem tiver duvidas pode entrar em contato comigo!
    Mary santana.

    Responder
    • Ola Mary !
      Tudo bem?
      eu estou fazendo um tra balho de conclusão de curso sobre frutosemia e queria saber se posso entra em contato com vc para tirar alguma duvidas sobre o assunto!
      Se nao houver nenhum problema por favor entre em contato comigo meu email é amandaamel@hotmail.com
      Grata pela atenção
      Amanda Moreira

      Responder
    • Olá Mary meu nome é Tatiane descobri a 06 meses que a minha de filha de 1 ano e meio tem esta doença gostaria de tirar algumas duvidas com vc, eu ainda não fiz o exame que comprava que ela tem, mas tudo indica que ela tem ela não aceita nada doce, o figado dela está aumentando e passava muito mal, ai foi qdo nenhum médico descobriu o que ela tinha ai fomos em encaminhados para Botucatu, na faculdade, ela o médico gastro disse que é tem a intolerância a fructose, ainda pra mim ta sendo tudo muito novo, estamos se adaptando a uma nova vida, então gostaria de saber mais sobre o assunto se puder me retornar o meu e-mail é tatianekellysantos@hotmail.com, vou ficar grata se puder me ajudar…….obrigada

      Responder
      • ola tatiane o meu nome è Clara, tambem tenho 1 filho com a frutosemia passei a mesma situação que tu, o meu meino hoje tem 10 anos de idade mas descobri com os mesmos sintomas da tua filha tinha apenas 1 ano e 3 meses sei k nao è facil e tudo è muito confusso mas se quiseres algumas dicas e conselhos sobre o problema podes dispor estarei disponivel assim como gostaria 10 anos atras de ter encontrado alguem com o mesmo problema e assunto a dessenvolver mas desde ja te aconselho encarecidamente a falar com um especialista e fazer exames a zodos os tipos de metais como o Cromo ferro e zinco, controla as vitaminas muito importantes a C a E sem acucar…..como te disse dispõe abraço ate mais……….

    • ola meu filho de 5 anos tbm tem essa doença e descobrimos isso ontem 20/03/2012,e cinceramente estou muito preocupado.isso tem algum problema eu ter descobrido ontem?fazendo o tratamento certinho não dá problema?depois de começar o tratamento ele ira se desenvolver?pois ele é de baixa estatura. meu nome é alisson lima e sou de goiania. desde já agradeço!

      Responder
    • Ola queria entrar em contato com vc meu filho de 2 anos tem suspeita de frutosemia.

      Responder
    • olá…sou de BH e tenho uma filha com frutosemia…. entre na comunidade orkut para saber mais e trocarmos experiencia..jaqueline

      Responder
  8. Tambem assisti o Globo Reporter e me identifiquei com a moça que tem Frutosemia .Nunca ingeri doce na minha vida .Sempre fiquei curiosa para saber o que eu tinha ,mas agora e diferente preciso de tratamento urgente pois a cada dia que passa tenho crises muitos serias e que as pessoas nao conseguem me ajudar ,sinto fraquesa ,tremores ,suores frios ,dores no estomago ,meu organismo discontrola facilmente em fim preciso me cuidar ,pois deixo toda minha familia apavorada sem saber o que fazer,eprincipalmente meus dois filhos pequenos e eles choram muito pensando que vou morrer .E muito dificil essa situaçaomuitos medicos e enfermeiras nao conhecem esse problema e pensa que estou com frescura muitas vezes nao tenho nem forças pra dizer o que estou sentindo.Sou de Silvania Goias.

    Responder
  9. tenho 18 anos,vim descobrir “cedo” oque tenho..
    minha vó foi descobrir apenas aos 65 anos..
    beem oq posso dizer,é uma bosta ter isso,as pessoas q tem so passam vontade de comer as coisas,fikamos “fracos” mais rapido…
    tenhu q comer o dobro pra aguenta pratica esportes…
    eu keria uma cura pra isso será q tem?
    adoraria poder comer akeles doces bonitos das padarias *-*
    eu vi no globo reporter tb kkk’
    1 coisa boa,n engordamos com facilidade kkk’,ao menos nunk vi um gordo com frutosemia s2
    e todos q conheço queria ter isso pq eu n tomo refri kkk’
    abraço aew frutosemiences

    Responder
    • éeeee meu amigo Nicholas, sei bem do que vc está falando…a história se repetindo…nós “frutosêmicos”, com certeza somos diferentes….só pra vc ter uma idéia, quando eu era criança, 8 ou 9 anos por aí, eu me privava de ir em aniversários porque sabia que lá só tinha aquelas guloseimas doces, coisas que eu não podia comer. Outra tortura era/é ver todo mundo comendo bolas e mais bolas de sorvetes maravilhosos e eu sem ao menos poder dar uma lambida, senão começa tudo de novo: ânsia, enjoo, fraqueza…não é fácil não meu amigo, massss, como vc disse por outro lado…hj tenho 40 anos, nunca tive uma cárie e sou magro…ah! outra coisa que vc falou é com relação a comer o dobro de alimentos salgados, é exatamente isso aí…Temos que compensar a alimentação doce que não podemos ingerir em hipótese alguma. E o mais curioso tenho uma filha de 6 anos na mesma situação, dá um dozinho dela, pois enquanto o priminho dela toma refrigerante “de balde’, ela toma somente água…Mas é isso aí, deixa a vida nos levar…Vai v q fazemos parte de uma evolução humana, de uma mutação genética, onde não precisamos de comer esse tipo de alimento…rsrs….Ah! tem outra coisa…quantas vezes não passamos por aquela situação do tipo – Não come doce por que? – Tem diabete? rsrsrs…
      Abçs…

      Responder
      • oi…acabei de chegar do segundo encontro sobre frutosemia em Natal….Ficou no ar a dúvida: o metabolismo dos pac.com frutosemia é mais acelerado??? todos os pais de pacientes que estavam lá narraram que todos tem muita fome……muita mesmo…..

      • ANDERSON…Estou com 55 anos e a uns 2 anos atrás comecei a sentir sintomas…dores estomacais , digestão demorada, fraqueza, irritação, mal estar geral…mas somente a um mês atras fui num gastro e nos exames mostrou que eu estava com frutosemia… fui a um nutricionista e estou mudando minha alimentação.
        Ainda estou um pouco abalado com o diagnóstico… mas temos que viver.
        Com seus conhecimentos e vivencias me passe”receitas” e tipos de medicamentos usados nos periodos “dificeis”… preciso me alegrar um pouco. Obrigado. Paulo de Goiania . araujocap@uol.com.br

    • oi….entre na comunidade do orkut frutosemia para conversamos…. estou chegando do segundo encontro de pac.e familiares frutosemia que aconteceu em natal-RS….
      Jaqueline.

      Responder
  10. Nossa que engraçado, até bem pouco tempo eu e minha irmã sempre ouviamos que nós eramos as unicas pessoas no mundo que não comem doce, nosso caso é identico ao do Globo repórter, não como nada doce, nada, não gosto de pão de cachorro quente, nem de X salada, nem frutas, nem legumes…sinto um mal estar até com o cheiroo…faço hipoglicemia muito fácil, como muito macarrãooo…enfim…igualzinho e tbm desde que assisti o globo repórter procuro uma resposta…Que exame devo fazer para diagnosticar a frutosemia?? Já conversei até com gastro, mas ele nunca ouviu fala…que bom conhecer vcs…

    Responder
  11. Tenho frutosemia e não consigo encontrar um medico, moro em Nova Friburgo, RJ.
    Se puderem me indicar um especialista mais perto.

    Responder
  12. Bom dia!!!

    meu filho, hoje com 10 anos é portador de intolerancia a frutose(frutosemia|). Gostaria muito de saber mais e mais sobre essa doença.
    Gostaria do tel da Dra. para assim levar meu filho.

    Rogéria

    Responder
    • Ola Rogeria tdo bem?
      Meu nome é Amanda e eu sou estudante do curso de nutrição e dietética do salles gomes!
      estou fazendo um trabalho de conclusão de curso a respeito de frutosemia! queria saber se eu posso entrar em contato com vc pois seria muito interresante para esse meu trabalho!
      Se não tiver problema de conversarmos este é meu email entre em contato comigo por favor ! o email é amandaamel@hotmail.com
      Grata pela atenção!
      Amanda.

      Responder
  13. Olá!! meu nome é Maura e tenho 53 anos! Hoje assisti o Globo Repórter e vi a reportagem sobre Frutosemia. Então fiz associação com o meu caso: meus pais já são falecidos e desde que nasci NUNCA comi doces, frutas, sorvetes, refrigerantes, chá, etc. Minha mãe contava que comeu uma lata de “marmelada” por dia durante os 9 meses da gravidez e que por isso eu não tolerava doces e que na época foi feita uma junta médica que “diagnosticou” esse o motivo para minha aversão aos doces: leite materno, frutas, chá. Passei direto para o leite de vaca e sopa. Por 2 vezes procurei hematologistas, pois tenho uma anemia constante ( 9.8 maximo de 10.3 de hemoglobina ) mas nunca foi detectado nada, mas também não sabiam me explicar essa anemia nem a aversão à doces. Lendo hoje sobre Frutosemia comecei a fazer uma relação com o meu caso: não tenho cáries, não consigo comer nenhum doce ( apenas chiclete Trident de hortelã ), frutas , refrigerantes, legumes adociacados ( beterraba, consigo comer cenoura ) refrigerantes, sorvetes, chás,café, pães de hamburguer, cachorro quente. Só tomo água e leite. Como todas as verduras, leguemes, carnes, derivados de leite, embutidos. Não tenho sintomas de dores, suores, etc.
    Bom, resumindo: gostaria de orientações sobre que médicos procurar, que exames solicitar para realmentedetectar se tenho esse problema ou se realmente é uma intolerância aos doces! Tenho a taxa de glicemia normal: 98. Colesterol normal, triglicérides normal.
    Aguardo orientações e agradeço antecipadamente:
    Maura

    Responder
    • roberto cavenatti

      tenho problema idêntico, sucos, molhos de tomates prontos, açúcares, mel, melaço, frutas, em especial Banana e Maça fazem-me muito mal, cólicas, dor de cabeça,de estômago, gases, ansiedade, coceiras, pânico, fui internado 3 vezes por crise de alergia, quase sem respirar… em razão de cólicas intestinais fui operado do apêndice sem necessidade. Em nenhum exame que fiz houve algum resultado, fiz centenas. aTÉ que um médico disse-me … deixe de comer tudo que seja doce ou seja adoçado vc. vai melhorar, ganhar saúde e perder peso. Procuro seguir, porém, nem sempre consigo 100 por cento,
      me abster de açúcares, ai tenho crises. NUNCA foi falado em nenhum nome de doença, aqora, com a exibição na TV, entendi os motivos das minhas indisposições.

      Responder
    • Minha esposa de 47 anos, acho que tb tem frutosemia.
      Vendo a descrição dos alimentos que vc come e os que não come, percebo que a dieta de vcs são idênticas.
      O globo reporter nos alertou quanto a essa falha genetica, e agora estou a pesquisar uma tabela de alimentos para que ela faça uma dieta saudável e adequada. Caso vc ou alguém com o mesmo problema consiga uma lista com todos alimentos permitidos e proibidos, favor enviar-nos pelo e mail.
      Grato

      Responder
      • Olá Carlos eu tambem estou atraz de uma lista de produtos e proibidos no caso da intolerancia a frutose. Vivo na Alemanha e nao sabia que isso existia, depois de muitos exames dfoi descoberto que eu tenho esse alegia. Eu ficarei muito grata se vcs me enviarem por e-mail lista de alimentos ( é claro se tiverem). Estou apavorada.
        Grata
        Alcione

    • Gabriela Ribeiro

      Já que Frutosemia não é um assunto tão comentado, é difícil mesmo saber maiores informações sobre a aversão. Mas caso queiram saber mais sobre o assunto e começar a tratá-lo, então é importante que procure um nutricionista. Esse profissional saberá quam alimento você pode estar ingerindo ou não.

      Responder
    • Tb assisti o globo reporter e acho q tenho o mesmo problema: frutosemia. Não somente eu, mas meu irmão e irmã. Tenho uma avó que tem, uma tia e prima. Td isso que vc disse se adapta exatamente ao nosso caso. Tb queria as mesmas respostas. Qq coisa nova, me avise.

      Responder
  14. Vejo falar muito em frutosemia, Sempre que posso faço suco puro de pitanga, sem adição de açucar, pois tenho 2 pés de pitanga em meu quintal. Mas estou notando que quando consumo esse suco puro é produzido muito gazes em meu intestino.
    Hoje tenho 60 anos, quando era mais novo esses gazes eram bem menos. Deuns 2 anos para cá aumentou a produção de gazes quando tomo suco de pitanga, laranja, mexerica e outras frutas.
    Isso pode ser um indício dse frutosemia?

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: