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Os nutrientes essenciais para uma dieta balanceada


A maioria das mulheres vive em busca de uma nova dieta para se adequar ao padrão estipulado pela sociedade moderna. Assim que percebem uns “quilinhos a mais”, se jogam nas revistas e sites para buscar a dieta ideal e, em grande parte das vezes, que traga resultados rápidos.

É justamente nesse momento que elas devem PARAR e PENSAR se toda aquela propaganda não é ENGANOSA! Essas dietas, que se dizem milagrosas, podem até dar ou não resultados momentâneos, e digo novamente, MOMENTÂNEOS, pois, dias após a mesma, as consequências podem ser piores do que se poderia imaginar.

Com isso, o ideal é buscar uma dieta equilibrada, composta por todos os nutrientes que fornecem a energia dos alimentos necessária para que o nosso corpo trabalhe e produza bons estímulos: os macronutrientes e micronutrientes. E, então, muitas pessoas se perguntam sobre os mais citados: o que são os carboidratos? E as proteínas? E os lipídos? Como identificá-los?

CARBOIDRATOS

Este é o principal nutriente que deve conter na alimentação e possui valor energético. Segundo dados do laboratório Fleury, 50% da energia deve provir desse nutriente. Eles estão presentes nos cereais (arroz, milho, trigo e derivados, como pães, massas e biscoitos) e feculentos (batata, batata-doce, mandioca, inhame).

ATENÇÃO: O mel, açucar de mesa, refrigerantes, doces, balas e chicletes também possuem carboidratos e estes precisam ser consumidos com moderação.

LIPÍDOS

Conhecido, também, como gordura, é um nutriente que merece cuidado. Por possuir um grande valor energético, não se deve deixar ultrapassar 30% do valor calórico total de sua dieta. São eles: leite integral, carnes, queijos amarelos, além dos óleos vegetais, manteiga e o creme de leite.

 

PROTEÍNAS

Os alimentos que possuem proteínas são chamados construtores. Isso, pois têm como principal função o crescimento, produção e manutenção de tecidos e células. São encontrados nas carnes, leites e derivados, ovos e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, soja).

Veja também: Fitonutrientes

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Sobre Fernanda Camargo

Jornalista

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