Assinatura RSS

Drogas de Abuso


Qualquer produto farmacêutico que modifique a qualidade das informações que chegam ao cérebro ou altere diretamente seu funcionamento pode ser objeto de uso abusivo e sociedade entende muito bem sobre esse assunto, pelo menos na prática. Isso pode ser observado com vários produtos e um deles está no consumo simples de analgésicos como aspirina, por exemplo, ou medicamentos para reduzir a ansiedade, induzir o sono, inibir o apetite ou para doenças psiquiátricas. O que caracteriza o uso abusivo é a condição de dependência e a necessidade de utilizar doses cada vez maiores, com claros riscos para a saúde.

Dentro das drogas de abuso, existem as drogas reacionais que o ser humano conhece, mas desconhece suas consequências. Estas são substâncias que não tem finalidade terapêutica e são utilizadas com o intuito de promover alteração na percepção ou no comportamento do usuário. Algumas delas, como o álcool e a cafeína, são liberadas e chegam a ser consumidas em grande escala, com níveis de complicações muito diferentes entre si. Outras, proibidas, possuem grande potencial de dependência e de prejuízo à saúde. O consumo de bebidas alcoólicas – tanto agudo quanto crônico – associa-se a maior risco de envolvimento em acidentes, atos de violência e leva a diversos problemas de saúde. Já a utilização da cafeína não é associada a riscos de tal magnitude.

As drogas abusivas e ilícitas mais consumidas no Brasil são a maconha, cocaína e a metanfetamina. O consumo de heroína e de ácido lisérgico é bastante reduzido no Brasil e estima-se que em uma grande cidade brasileira pode-se encontrar seis usuários de maconha e dois de cocaína para cada 100 habitantes. Hoje, o consumo de tais drogas se tornou banal e comum para a sociedade moderna, pois seu consumo é intenso e normal perante seus olhos. Mas todos devemos ficar atentos, já que sabemos que essas drogas viciam e não trazem bem algum para o nosso organismo, pelo contrario, só prejudicam cada vez mais as nossas vidas.

Anúncios

Sobre Camila De Franco

Sou estudante de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estou no 6º semestre da faculdade e cada dia que passa descubro novos interesses em minha profissão. Além da faculdade, faço estágio na área de comunicação e marketing e procuro sempre me atualizar em todos os tipos de assuntos que atraem minha atenção. Gosto de sair, ler, dançar, malhar, me alimentar bem, já que acredito na velha frase "você é o que você come", viajar. Apesar de tudo, amo pizza, churrasco e comida japonesa. Mas ainda sim, consigo me controlar. Não me perguntem como! rs Espero que gostem do nosso blog e possam encontrar tudo o que vieram procurar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: