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Mais que um mero esporte


 

Há muito tempo atrás, na Grécia Antiga, a natação já era praticada como um esporte que auxiliava muito no desenvolvimento do corpo humano. A natação nessa época era praticada um pouco diferente do que assistimos nos dias de hoje, ou seja, quase não tinha gregas e o nado era em sua maioria, livre.

No século XIX, foram implantadas pelos ingleses algumas regras básicas para o nado, tais como as modalidades (crawl, borboleta, peito e costas), o tempo para a competição, a medida oficial da piscina (30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura), a profundidade (mais de 1,35 metros) entre outras regras.

A natação é considerada pelos atletas e médicos, como o esporte mais completo para o nosso sistema. Esse esporte é aconselhado para o tratamento de diversas doenças respiratórias, cardíacas e vasculares.

Com todos esses benefícios, você ainda pode se perguntar: A natação emagrece?

As calorias são queimadas pelo tempo de nado. Segundo o professor de natação César Andrade Sousa, um bom treino ajuda não só a perder caloria mais traz muitas vantagens à saúde “dependendo do treino pode-se emagrecer. Porém a boa forma se proporciona pelos vários benefícios desse esporte” diz César.

Para Isabela Moraes, a natação ajudou muito na sua postura “eu tinha muita dor na coluna devido a minha postura, e com a natação observei muitos benefícios não só na parte postural, mas na respiração também” diz ela.

 

O que a natação acrescenta à saúde?

 

-Proporciona maior força muscular

-Otimiza a resistência dos músculos

-Aumenta ou melhora a flexibilidade

-Proporciona maior proteção contra lesões

-Diminui a frequência cardíaca do repouso

-Aumenta a capacidade de usar gordura como fonte energética

-Auxilia na queima de calorias em excesso

-Previne a obesidade na terceira idade

-Melhora a postura corporal

-Proporciona maior energia nas atividades diárias

(Tabela retirada do site saudebh.com)

 

Modalidades Olímpicas de Natação 

– 50 metros Crawl (nado livre) 
– 100 metros Crawl (nado livre)
– 200 metros Crawl (nado livre)
– 400 metros Crawl (nado livre)
– 800 metros Crawl (nado livre) * somente feminino
– 1500 metros Crawl (nado livre) *somente masculino
– 100 metros costas 
– 200 metros costas 
– 100 metros peito 
– 200 metros peito 
– 100 metros borboleta 
– 200 metros borboleta 
– 200 metros medley 
– 400 metros medley 
– Revezamentos 4 x 100 metros livres 
– Revezamentos 4 x 200 metros livres 
– Revezamentos 4 x 100 metros estilos

 (Tabela retirada do site suapesquisa.com)

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