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Parar de fumar: é difícil, mas você consegue!


Parar de fumar não é uma tarefa fácil. Quem comprova isso, são os próprios fumantes que decidem largar o cigarro, mas não conseguem. De acordo com os dados divulgados pelo site da Globo, apenas 5% das pessoas que tentam aban- donar o vício, conseguem depois de um ano. E o sexo feminino é minoria nessa história.

As mulheres carregam um importante empecilho que as impedem de chegar no objetivo principal (parar de fumar): o medo de engordar. Elas perdem em média 14 anos de vida por conta desse hábito, que acarreta problemas como câncer de mama ou pulmão, infertilidade, infarto, AVC, mais cólicas pré -menstruais, menopausa precoce e osteoporose.

O hábito de fumar é conhecido como tabagismo e considerado uma doença, já que o conceito de saúde proposto pela OMS é de uma situação de bem estar físico, psíquico e social, o contrário da saúde de um fumante. Portanto, trata-se de uma doença que precisa ser prevenida e tratada. Em relação ao tratamento, além dos 5% que param de fumar sozinho, há aqueles que recorrem ao auxílio médico e do uso de remédios para largar o vício.

Dicas para parar de fumar:

  1. Primeiramente, liste os motivos que fazem com que você continue fumando, e também liste os motivos que te fazem querer para de fumar;
  2. Marque a data para parar de fumar. O dia deve ser marcado com duas semanas de antecedência;
  3. Aos dias que antecedem a data tente reduzir a quantidade de cigarros que você costuma fumar;
  4.  No dia marcado, pare de fumar abruptamente;
  5. Siga recomendações do médico, se for o caso;
  6. Fuja da rotina e do estresse e evite situações que aumentam o desejo de fumar
  7. Beba bastante água e procure comer alimentos mais leves;
  8.  Lembre-se dos benefícios que terá ao parar de fumar;
  9. Não caia na tentação, nem por apenas um cigarro, ele pode acabar com o tratamento;
  10. Pratique atividades físicas;
  11. Evite bebida alcoólica

 

Os sintomas de abstinência tendem a desaparecer após 4 semanas, mas o desejo poderá persistir algumas vezes, mas a força de vontade de parar deve ser mais forte.

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Sobre Gabriela Ribeiro

Estudante de Jornalismo. Incentivadora de uma boa alimentação e à pratica de atividade física.

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